O Giante da Colina – “Season Finale”

Olá amigos!

Esse post merece o nome que tem.. “Season Finale”. Demorou, mas nasceu.. Hoje encerro a sequência de artigos sobre o monstro da infomação digital listando os serviços que o mesmo oferece (os principais) com seus devidos links.

Google Search Engine – O indexador de conteúdo virtual mais usado no mundo. Os estudos de SEO* hoje são baseados na plataforma de buscas do Google. (Recentemente a Microsoft lançou o Bing, um search engine que promete superar o nosso amigo.

iGoogle – Esse serviço permite que o usuário tenha através de uma conta de email, sua página personalidada do Google. Na sua página, o usuário pode alterar temas, inserir widgets de outros serviços google tendo em uma única tela todos os serviços que mais usa.

Google Toolbar – A barra de ferramentas do Google leva ao usuário, o acesso das suas páginas favoritas, ou seja, pode-se acessar seus favoritos de qualquer lugar. Além de outros serviços como busca setorizada. Há versões para todos os navegadores.

Google Translator – Oferece tradução de palavras ou textos completos em diversos idiomas.

Google Analytics – Ferramenta usada geralmente por setores de marketing, planejamento ou mídia das empresas para mensurar resultados e campanhas vinculadas aos acessos de seus sites. Assim é possível traçar estratégias para obter melhores resultados focando determinadas ações online e público0 alvo.

Google Maps – É um visualizador de mapas da Terra gerados através de satélites. É passível de Zoom em níveis variados dependendo do lugar. É possível traçar rotas e o serviço lhe diz o caminho que você deve fazer para chegar em determinado lugar e ainda apresenta uma estimativa de tempo que você levará para chegar no local de ônibus ou de carro.

Google Earth – Parecido com o Maps, porém mais complexo. Uma de suas diferenças é a formação de mapas e paisagens em 3D. (Aplicativo).

Google Alerts – Notifica o usuário (através do email cadastrado no serviço) uma série de tags ou termos pré-definidos que são citados na web.

Google AdSense – Serviço de publicidade onde os administradores de sites ou portais podem se inscrever no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. O legal é que o serviço filtra os anúncios de acordo com o conteúdo do site, público alvo, região geográfica da empresa (dona do site), tornado os anúncios mais eficientes.

Google AdWords – Consiste em anúncios em forma de links encontrados através de palavras chaves buscadas pelo usuário.

Google Books – É um acervo digital de livros de diversos autores e editoras. Há livros de todos os temas. Tudo feito em trato com quem por direito, ou seja, é um serviço legal antes que alguém pense algo. Pode-se criar uma biblioteca vinculada a sua conta e listar seus favoritos.

Google Reader – Leitor online de Feed/RSS

Google Docs – É uma ferramenta que possui um pacote de de aplicativos de escritório “rodando nas nuves”. Atualmente conta com um editor de texto, de apresentações, de planilhas e de formulários sendo executados no próprio navegador, sem a necessidade de instalação de algum software. É compatível com BrOffice, OpenOffice, Microsoft Office e KOffice.

Google Calendar – Serviço de calendário onde o usuário pode gerenciar compromissos, eventos e programações em geral podendo compartilhar ou não com outros usuários

Google Groups – Serviço oferecido para criação de espaços/grupos para discussão, troca de informação, enfim, para o que quiser tratando-se de comunicação.

Google Wave – É a nova plataforma de comunicação do Google. A web 2.0 trouxe uma série de vantagens e uma chuva de informações para os internáutas, e agora tudo precisa ser organizado.. (Leia mais em Web 3.0) O Wave promete justamente organizar uma série de informações geradas na web 2.0 agregando em um único ambiente os serviços de Mensagens Intantâneas, Email, Wiki e naturalmente servir como rede social. Seu lançamento oficial já aconteceu, mas ainda está restrito. As previsões são de até o fim do ano estar disponível para todos.

Picasa – É um aplicativo com funções de edição de imagens, porém seu diferencial é a criação de albuns online através do Álbuns Web Picasa e o gerenciamento dos mesmos.

Histórico da Web – Um serviço novo do Google onde ficam registrados os rastros de navegação do usuário. Assim numa busca, o google pode filtrar ou sugerir links e ações mais pertinentes ao perfil cadastrado além de acompanhar as suas próprias tendências atividade na web.

Gmail – É o serviço de email. Um dos melhores sistemas de correio eletrônico (muito tempo que não falo isso “correio eletrônico”) existentes. Conta com uma série de recursos e personalizações e um espaço virtual de 7 Gb +/- porem os contadores de bytes dos servidores para o serviço não param de crescer. Há um aumento diário de aproximadamente 26mb para todas as contas.

Orkut – Serviço de rede social designado para ajudas os usuários a encontrar novos amigos e amigos antigos através de comunidades em comum (afinidade por tema). Além de fortalecer as amizades já existentes. É a maior rede em atividade no Brasil. Porém o fenômeno da comunicação 2.0, o Twitter vem tirando espaço do Orkut num progressão bastante rápida apesar de serem serviços com fins distintos.

Google Talk – Serviço de mensagem instantânea e de VoIP com funcionalidades básicas. Serve também como notificador de emails para o Gmail.

Youtube – É um video streamer que conta com o upload e o compartilhamento de vidos com outros usuários. Hoje o Youtube é o player online mais visualizado no mundo e tem infinitas possibilidades de comunicação. Hoje até currículos são feitos em formato de vídeo e postados no Youtube.

Chrome – O browser do Google. Sua proposta visual é minimalista e objetiva (como todos os serviços da empres) e se diz um dos mais rápidos entre os navegadores.

Acredito que todos saibam, mas o Google está finalizando seu OS.. O “Chrome OS” que vem com uma proposta de computação nas nuvens, ou seja, os softwares não são instalados localmente, (na sua máquina) o usuário rodará os aplicativos dentro da rede, através do browser (Chrome naturalmente). Mas o Google não joga para perder e seu sistema além de gratuito, terá código aberto..Logo tudo poderá ser modificado ou customizado.  O Chrome OS estrá disponível a partir de e terá como foco notebooks, já que será nativamente bem leve. Alguém aí duvida de que possa brigar com o nosso “querido” Windows?

Curiosidades:
– Você sabia que o Google oferece 20% da semana de seus funcionários a trabalharem no que quiserem? O que na verdade é 1 dia útil. E você sabia que o Gmail veio desses 20%? E que o Youtube agora contará com um serviço de video 3D (também vindo desses 20%)..
– O Google possui salas de descanço para seus recursos, salas de jogos e inclusive bar.. Isso mesmo, bar! Entre outras coisas.
– O Google dominará o mundo. E quando esse momento chegar você irá na padaria e: ” Bom dia, me vê aí um Google por favor!?”

Já existem empresas nacionais que são adeptas de certas práticas do Google focando a felicidade do funcionário e seu melhor rendimento, mas na verdade ainda há muito a ser feito.

Well,
That’s All Folks

Abraços!

2 Responses to O Giante da Colina – “Season Finale”

  1. Danniel disse:

    cara, ñ sei p/ vc, mas eu acho mto maneiro acompanhar o crescimento de uma marca e de uma empresa como o google, creio q daqui alguns anos o google vai pegar boa parte da fatia q pertence à microsoft. ainda acredito q tb vai desbancar a ms…
    qto ao lance de algumas empresas disponibilizarem um canto do lugar p/ o relaxamento, eu acho mto bom. ajuda no desenvolvimento. só q até agora eu só sei das multinacionais fazendo isso aqui no brasil, ñ sei se já tem alguma nacional adepta à isso.
    porem eu passei um tempo na ampla (consecionária de energia de niterói) e lá o uso desses ‘brindes’ é descontado no salário. se vc quer usar a academia, vc tem q pagar. só q tb ñ sei se no google e outras empresas eles fazem o mesmo. só falei mesmo à título de curiosidade. \m/

    • Pois é cara, esse nível de maturidade é para poucos..
      Mas algumas nacionais mesmo já fazem esse tipo de trabalho voltado para otimização dos colaboradores.
      A Add Technologies, onde trabalho tem sala de descanço, com sofá, pooh e televisão. A outra é uma empresa de animação onde tem até playstation 3.. hahuahuh

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: