Release: Find 2009 – RJ

Olá queridos leitores e amigos!

Primeiramente eu quero me desculpar com a irregularidade temporal dos posts, já faz um tempinho da última vez.. Mas quero comunicá-los também que já estou trabalhando em um projeto para resolver essa situação e as novidades serão apresentadas assim que tiver tudo definido. =)

Bom, ontem eu tive a oportunidade de ir ao Find 2009 realizado no Teatro Odylo Costa, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Para quem não conhece, esse é o segundo maior teatro do RJ e possui uma acústica privilegiada. As palestras tiveram início as 10:00 horas e se encerraram com sorteio de prêmios as 18:20.

Vamos aos palestrantes:

O Diretor de Criação da Tribal DDB veio direto da Holanda para palestrar sobre a necessidade do ser humano se estabelecer ou ter reconhecimento na internet. Em sua palestra “Clico, logo existo”, Chris citou as redes sociais como veículo para essa perpetuação virtual. Entre eles os mais citados: Facebook e Twitter. Além destes, o criativo citou que essa necessidade de se estabelecer vitualmente colabora para o caminho da web que é a interação, o que consequentemente sugere que toda propaganda deve pensar em um formato digital para divulgar ou promover um produto ou serviço. Como exemplo de interação, ele citou a Realidade Aumentada, a ser trabalhada para um futuro não tão distante,  já que a Realidade Misturada* é estudada em laboratório há mais de 40 anos. Foi apresentado um video sobre como a RA pode intervir nas redes sociais. Saiba mais sobre Realidade Aumentada.

*O mundo que estuda a Realidade Aumentada e o Ambiente Real, a Virtualidade Aumentada e o Ambiente Virtual.

Assista o video aqui:

E finalizando, Chris mostrou um case (e o making off) de imenso sucesso feito para a Philips promover sua nova televisão, a Cinema 21:9. Essa televisão é a primeira a ter o formato de cinema para melhor aproveitamento do filme trazendo a sensação de estar realmente em uma sala de cinema. Com diferenças enormes entre uma televisão 16:9 widescreen. Foi produzido um filme de 2:19 (até o tempo tem relação com essa televisão) chamado “Carousel”, onde u usuário pode intervir no andamento do curta dando ao mesmo o controle do andamento da história. Assim o usuário pode navegar entre as cenas como se tudo fosse uma única tomada. Os efeitos são incríveis e o resultado além dos números que foram mostrados na palestra, não poderiam ser outros. O curta ganhou o prêmio máximo da categoria Film em Cannes e um Prata Cyber Lion (2009).

Acesse o site aqui e divirta-se: cinema-philips

Masa é um Designer venezuelano nômade, pois viaja o mundo inteiro convidado para dirigir trabalhos de alto escalão. Entre seus clientes estão:  Nike, Volkswagen, Burton Snowboards, Adidas, São Paulo Fashion Week, Absolut Vodka, Sony… Sua palestra “Criatividade digital, posicionamento e promoção” Masa abordou assuntos de extrema relevância para designers que enfim queiram alavancar suas carreiras e se destacar no universo virtual, e isso, depende de atitudes. As vezes um e-mail bem redigido e um pouco de coragem podem lhe trazer frutos inimagináveis. Foi o que aconteceu com Masa. Além de dar dicas aos expectadores, citou algumas redes sociais que merecem respeito e devem ser usadas po designers e profissionais de comunicação. O caminho é simples: Tenha um network bom a partir das social networks, tenha um portfólio em .pdf e tenha um website. Se não puder ter este último recorra ao Behance.

O venezuelano relatou sobre a importância do Designer se especializar, ser o melhor possível em uma única área. Nós brasileiros temos a tendência de querer saber de tudo um pouco e as empresas quando contratam por aqui solicitam que o profissional de design gráfico saiba PHP em algumas ocasiões. O destaque, principalmente internacional vem do profissional que é o melhor em uma área. Não se pode ser bom em tudo.

E finalizando Masa mostrou seu porfólio altamente criativo, repleto de trabalhos tipográficos lindos.

O Designer Gráfico iraniano foi de longe o mais descontraído e irreverente. Em sua palestra: CMYK Iraniano, iniciou-a arriscando uma comunicação em português com os presentes no local, o que impressionou muita gente. Porém ele não fala nosso idioma e seguiu com sua lingua nativa. Mehdi apresentou seus trabalhos espetaculares em cima de duas tipografias desenvolvidas por ele próprio. Foi possível perceber que Mehdi criou seu padrão visual gráfico e a cada trabalho, seja pôster, cartaz, seja um logotipo você saberá de quem é aquela assinatura.

Além de culturalmente ter um estilo caligráfico, o iraniano pensa e projeta em seus trabalhos os conceitos de ilustração. No fim das contas alguns podem pensar que os trabalhos de Mehdi são bem parecidos visualmente, quando na verdade são. Mas a cada job é notória a evolução e superação dos traços e formas. Confiram o trabalho de Mehdi em seu site. O resultado desta palestra só enriquece o que foi dito por Masa: “você tem que se especializar.. ser o melhor em uma área.” É o caso desse designer que criou um estilo único e será sempre reconhecido por isso.

O Diretor Executivo de Criação responsável por contas super importântes da Agência Click, apresentou definições de Marketing e da interconexão da sociedade. Concordando com o que foi dito por Chris pela manhã: “O digital está presente em nossas vidas, nossa vida é digital e não devemos ter medo dela. Mas para que seja divertida, precisamos ter relevância na construção de estórias. E é aí que o ser humano é insubstituível.” Conclusão: Não adianta investir em propaganda se o produto não presta. O consumidor hoje é mais exigente e traiçoeiro. A propaganda em si não valerá a pena se a mesma não tocar o desejo do consumidor, mostrando que o produto que ele está vendo é fundamental para a sua vida.

É preciso contar estórias, estas que vão motivar o consumidor e ajudá-lo a entender que ele precisa daquele produto. Vence a guerra quem for mais criativo e tiver a melhor estratégia e planejamento de marca. E o planejamento deve estar ligado interconexão da sociedade. “Como posicionar uma marca no mundo em que vivemos?” “Como dar destaque a uma marca no mundo do Wally?*

*Analogia: Um mundo cheio de marcas para todos os lados e você precisa mostrar o Wally/a Marca para o consumidor, e fazer com que ele(consumidor) ao encontrar o Wally/a Marca não tire os olhos dele(a). – Essa analogia foi feita por mim, apenas completei o pensamento do Raphael.

Esse planejamento de marca está associado a interconexão da sociedade. “Quais mídias se conectam e quais são relevantes para contar as estórias que vão ajudar o seu cliente a vender?” Questões como essa foram o centro da primeira parte de sua palestra: Produto x Propaganda: quem mandará quando for tudo digital?

Na segunda parte, Raphael apresentou cases da Fiat e todo seu planejamento de marca envolvendo o ambiente digital e recursos mais presentes na vida das pessoas de forma criativa e INTERATIVA. Enfim, interação é a palavra do momento, leia mais em O ensaio da Web 3.0

Finalizando o evento, houve uma mesa redonda com os palestrantes e mais duas figuras importantes no cenário da Publicidade e Design no Brasil:

Após o debate com algumas perguntas dos expectadores, houve sorteio de prêmios dos patrocinadores e teve por encerrada a edição 2009 do FIND realizado pela Arteccom.

Abraços a todos e até a próxima.

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